01 junho 2006

Lula vence no 1º turno, mas a luta continua

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria a eleição no primeiro turno em qualquer cenário se o pleito fosse realizado hoje. Lula aparece na pesquisa com 48% das intenções de voto. As chances do petista vencer no primeiro turno ficam ainda maiores se o PMDB e o PPS não lançarem candidato próprio à Presidência.

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, ficaria em segundo lugar, com 18% das intenções de voto.

A candidata do PSOL, a senadora Heloísa Helena (AL), aparece com 5% das intenções de voto. O pré-candidato do PMDB, senador Pedro Simon (RS), aparece com 2% das intenções de voto.

O pré-candidato do PPS, Roberto Freire (PE), aparece com 1% das intenções de voto. Freire, entretanto, desistiu hoje de sair candidato e o PPS deve apoiar Alckmin.

Considerando apenas os votos válidos --excluindo-se os brancos e nulos--, Lula aparece com 62% das intenções de voto. Alckmin tem 24% dos votos válidos e Heloísa Helena, 3%. Simon recebe 3% dos votos válidos e Freire, 2%.

Sem PMDB

As chances do petista vencer as eleições no primeiro turno ficam ainda maiores se o PMDB e o PPS não lançarem candidato próprio à Presidência. Neste cenário, Lula teria 48% das intenções de voto e 63% dos votos válidos.

Alckmin aparece com 19% das intenções de voto e 25% dos votos válidos. Heloísa Helena recebe 6% das intenções de voto e 8% dos votos válidos.

Segundo turno
O Ibope ainda fez a sondagem sobre um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin. Nesse cenário, Lula aparece com 53% das intenções de voto contra 31% do tucano.

A pesquisa
O levantamento de abrangência nacional do Ibope foi feito entre domingo e ontem. Foram ouvidos 2.002 eleitores de 140 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ibope não divulgou a evolução da intenção de voto dos candidatos, pois considera que não é adequado.

Nenhum comentário: