29 março 2006

Inscrições para bolsas de estudos de medicina em Cuba vão até dia 30

O governo de Cuba, como fez em outros anos, está oferecendo bolsas de estudo para que jovens brasileiros possam estudar em Cuba, através do projeto Escola Latino-americana de Medicina (ELAM). O prazo para inscrição e encaminhamento dos documentos necessários vai até o próximo dia 30 de março.

Os jovens selecionados ficarão hospedados, durante os seis anos de curso, em casas de famílias cubanas.

O governo de Cuba oferece estas bolsas através de várias organizações brasileiras, entre as quais o Partido dos Trabalhadores, a quem caberá a possibilidade de indicar 14 jovens (7 do sexo feminino e 7 do sexo masculino).

Pessoas interessadas em conhecer os critérios de seleção definidos pelo governo cubano devem enviar uma mensagem para o endereço eletrônico sri@pt.org.br indicando como assunto “bolsas em Cuba”.

Para concorrer à bolsa, os interessados devem enviar seus documentos pelo correio, aos cuidados da Secretaria de Relações Internacionais do PT (Rua Silveira Martins, 132 Cep 01019-000 São Paulo, SP).

Só serão considerados os documentos que forem entregues na sede do PT até o dia 30 de março ou que tenham sido postados até este mesmo dia (neste caso, a comprovação será dada pelo carimbo do Correio). Documentos postados ou entregues após esta data não serão aceitos.
O PT fará uma pré-seleção, cujo resultado será anunciado até o dia 10 de abril. Para esta pré-seleção, serão adotados os procedimentos de verificação dos documentos solicitados pelo governo cubano; análise do desempenho escolar nas matérias de matemática, física, quimica e biologia através de uma tabela comparativa; será dada prioridade aos alunos de escolas públicas, para efeito de desempate; paridade de gênero, critérios regionais e cotas para negros e indígenas também serão considerados.
Haverá também um segundo e definitivo processo de seleção, que será feito pelo governo cubano. Esta seleção incluirá uma entrevista com o/a pré-candidato/a, bem como análise da documentação entregue. O embarque dos/as jovens selecionados/as deve ocorrer a partir do final de abril.

Nenhum comentário: