03 março 2006

Governo e CGU em parceria "Mundialmente Inédita" com a Transparência Brasil contra a corrupção


A Transparência Brasil, organização não governamental de monitoramento a políticas de combate à corrupção, destaca a importância da criação, por lei, da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas no âmbito da CGU (Controladoria-Geral da União).

A Ong, com a qual Lula assinou compromisso durante a campanha eleitoral de 2002, considera este um passo importante do governo federal para lidar com a corrupção como um problema estratégico.

A Transparência Brasil manteve diálogos com a CGU para o estabelecimento de políticas eficientes de prevenção à corrupção.

"Tratar a corrupção estrategicamente para preveni-la, e não simplesmente como problema a ser reprimido após as ilicitudes terem sido cometidas - o que é evidentemente necessário -, é condição essencial para melhor combatê-la", diz texto do site da Ong.

A recém-criada Secretaria de Prevenção da Corrupção tem amplas responsabilidades e está trabalhando na formulação de sua estratégia de atuação, adotando a visão estratégica contra a corrupção preconizada pela Transparência Brasil. Para tal finalidade, acaba de assinar um Termo de Parceria com a CGU, que é inédito mundialmente.

Cartografia
Faz parte do trabalho que a Ong realizará a formulação de uma metodologia para traçar "mapas de riscos" em instituições públicas. A concepção do mapa de riscos vem do fato de que a corrupção dá-se como conseqüência de processos decisórios em que as decisões em certas etapas são mal controladas e/ou são afetadas por pouca visibilidade.

Como em cada ente público existem centenas, às vezes milhares, de cadeias decisórias, nenhum organismo externo seria capaz de levantar os riscos que os afetam. Por isso, uma metodologia de levantamento de mapas de riscos baseia-se na definição de indicadores, na disseminação e no acompanhamento por um organismo central de ações conduzidas por servidores dos próprios órgãos.

"Para desenhar esse processo, que é inédito mundialmente, o Termo de Parceria entre a CGU e a TBrasil inclui a formulação de uma metodologia piloto, que será aplicada em uma quantidade limitada de organismos durante o ano de 2006, para posterior disseminação por toda a estrutura do poder Executivo federal", encerra o texto da homepage da entidade.


Leia no site da Transparência Brasil - Leia no site do PT

Nenhum comentário: