05 março 2006

Bolsistas do ProUni vão receber ajuda de custo de R$ 300 por mês


Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), que estudam em período integral, contarão a partir de agora com uma bolsa de R$ 300 para garantir a permanência na universidade. Este auxílio será destinado para custeio de transporte, alimentação e material didático. A medida, que foi publicada no último dia 24, no Diário Oficial, vai atender os estudantes dos cursos de agronomia, ciência da computação, enfermagem, engenharia, farmácia, fisioterapia, informática, medicina, odontologia e veterinária.

“Mais importante do que o acesso é garantir a permanência. Por isso nos preocupamos com aqueles jovens que não podem conciliar o trabalho com o estudo em razão dos cursos, que exigem dedicação integral”, afirmou o secretário executivo do MEC, Jairo Jorge. Segundo o secretário, este é mais um passo para garantir a consolidação do ProUni, já que vários estudantes têm dificuldade de se manter estudando.

Os estudantes dos cursos integrais terão de passar por um processo de seleção, que será realizado semestralmente, em janeiro e junho. Esta seleção também terá como base a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que atualmente é utilizada para seleção das bolsas do ProUni. A verba que será utilizada para as bolsas-permanência serão os próprios recursos do Ministério da Educação.

Em 2005 foram beneficiados 112 mil estudantes com as bolsas dos ProUni. No primeiro semestre deste ano, mais 91.609 bolsas de estudo estão sendo oferecidas para os estudantes que concluíram seus estudos no ensino público.

Nenhum comentário: