29 março 2006

PT volta à Justiça para exigir instalação de CPIs em São Paulo

Os deputados estaduais do PT vão se encontrar às 14hs desta quinta-feira (30/03) com presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Celso Luiz Limongi, para tratar do mandato de segurança impetrado pela bancada petista em novembro de 2005 pedindo a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Assembléia Legislativa.

Na época, por influência do Executivo, nenhum dos 61 pedidos protocolados de 15 de março de 2003 até então, sendo 20 de iniciativa de parlamentares do PT, havia sido votado na Assembléia. Atualmente, há 69 pedidos de CPIs na fila esperando deliberação.

Para o 1º secretário da Assembléia, deputado Fausto Figueira, a base do governo faz obstrução nas sessões e esvazia o plenário para impedir a votação dos requerimentos de CPIs.

“Neste governo nenhuma CPI foi instalada porque Alckmin não quer a apuração dos fatos. Ele joga contra as investigações porque tem medo da verdade”, observa.

Os deputados do PT também terão um encontro, às 15h, com o procurador-geral do Estado, Rodrigo César Rebello Pinho, na sede do Ministério Público.

Os parlamentares vão pedir a apuração do escândalo da Nossa Caixa, também conhecido como "Mensalinho do Alckmin", denunciado pelo jornal Folha de S.Paulo. Segundo o diário paulista, o banco estatal usou verbas para beneficiar deputados da base de sustentação do governo na Assembléia.

A bancada petista também quer conhecer o andamento de outra representação semelhante, protocolada em fevereiro deste ano pelo então líder da bancada, deputado Renato Simões. A denúncia está sendo investigada pelo promotor de Justiça da Cidadania, Sérgio Turra Sobrane.

No encontro desta quinta-feira, os deputados petistas levarão novos fatos, entre os quais documentos que comprovam o favorecimento a jornais, revistas e programas de rádio e televisão mantidos ou indicados por deputados aliados de Alckmin.

Às 16h30, a bancada do PT também promove ato público no Plenário Juscelino Kubitschek, na sede do Legislativo, à avenida Pedro Álvares Cabral, 201, na Capital, pela instauração das CPIs na Assembléia.

As informações são da assessoria do deputado Fausto Figueira.

Nenhum comentário: