06 março 2006

Lula e Blair discutirão rodada de negociações na OMC


A redução dos subsídios agrícolas será um dos assuntos prioritários no encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair, no Reino Unido nesta semana. Em seu programa de rádio, Lula disse que tem mantido conversas com Tony Blair para tratar do assunto.

"Falei com ele agora na África do Sul que nós precisamos fazer com que a União Européia, representando uma parte dos países ricos, flexibilize nas negociações para que a gente possa diminuir os subsídios agrícolas para favorecer os países mais pobres. Se nós não fizermos isso, estamos dizendo aos países mais pobres que eles vão continuar mais pobres daqui a 30 anos", disse Lula.

O presidente viaja hoje ao Reino Unido a convite da rainha Elizabeth II. Segundo Lula, além de tratar da redução dos subsídios agrícolas, a conversa com Tony Blair deve abranger a questão do combustível renovável.

"Acho que a Inglaterra pode fazer uma parceria muito importante com o Brasil. Por isso, eu estou muito ansioso com essa minha viagem", disse.

Outro tema importante no encontro de Lula com Blair será a atual rodada de negociações da OMC (Organização Mundial de Comércio) – a chamada Rodada Doha. Lula também se encontrará com a rainha e participará de reuniões com empresários, com o setor financeiro e com prefeitos. A viagem ao Reino Unido termina no dia 9.

Nenhum comentário: