Começaram nesta segunda-feira (22) e prosseguem até 16 de junho as inscrições para concorrer a vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que serão oferecidas 47.059 bolsas, em 834 instituições particulares de ensino superior de todo o país que aderiram à segunda etapa de 2006. Com esta seleção, o ProUni já ofereceu aproximadamente 250 mil bolsas de estudo a estudantes em todo o país.
O programa é considerado um sucesso e nesta etapa deverá ser disputado por mais de 700 mil pessoas.
Os estudantes e as instituições privadas reconhecem que o ProUni é um sucesso absoluto, com critérios republicanos para obtenção.
No do governo Lula, os estudantes de menor renda estão tendo a possibilidade de fazer um curso superior. Seja em universidades públicas, que teve aumento substancial das vagas; ou com o ProUni em faculdades particulares.
Os estudantes que não conseguirem uma vaga nesta seleção, não deverão desistir do ProUni. Esses alunos devem fazer inscrição no Enem, que acontece em agosto deste ano, e disputar uma vaga novamente no ProUni no ano que vem.
Vagas – Os critérios para concorrer as vagas são: ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2005 e ter obtido nota mínima de 45 pontos, na média da prova escrita e da redação. Ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00), para concorrer à bolsa integral, e de até três salários mínimos por pessoa da família (R$ 1.050,00), para concorrer à bolsa de 50% da mensalidade. Do total de bolsas oferecidas, 35.162 são integrais e 11.897 parciais (50% da mensalidade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário